Efeitos positivos dos transgênicos na agricultura

A indústria Biotecnológica foi responsável pelo crescimento da agricultura mundial em quase US$65 bilhões de 1996 a 2009, segundo uma análise conduzida por Graham Brookes e Peter Barfoot da PG Economics Ltd. na Inglaterra. Brookes e Barfoot investigaram o impacto econômico da Biotecnologia agrícola em fazendas, analisando os rendimentos, custos de produção, renda agrícola direta, efeitos indiretos da renda e os impactos na produção das quatro principais culturas (soja, milho, algodão e canola).

Houve um aumento de cerca de 65 bilhões de dólares na renda líquida das fazendas, que é o benefício após o pagamento das sementes. Eles calcularam que quase metade da renda global líquida provém de produtores rurais em países em desenvolvimento.

 “A biotecnologia e especificamente as lavouras geneticamente modificadas (GM) têm tido um impacto positivo importante na renda das fazendas resultante de uma combinação de maior produtividade e ganhos em eficiência,” acreditam eles. Ela tem acrescentado 5,8% ao valor da produção global das quatro principais culturas examinadas, com mais economia para a produção de soja.  A equipe também relata que em 2009, 53,1% dos benefícios da renda agrícola foram para os produtores em países em desenvolvimento e a grande maioria daqueles ganhos em renda originou do algodão transgênico resistente a insetos e da soja transgênica com tolerância a herbicidas.

O relatório (set./2011) completo foi publicado pela International Journal of Biotechnology (The income and production effects of biotech crops globally 1996-2009. Int. J. Biotechnol., 12, 1-49, 2011).

Fontes

http://www.anbio.org.br/
http://www.physorg.com/news/2011-09-benefits-biotech-gm-crops-benefit.html.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s