Ovos não-alergênicos

As Instituições australianas: Universidade de Deakin, Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade das Nações (CSIRO) e a Poultry Co-operative Research Centre desenvolveram ovos que não causam alergias para o consumo (allergy-free eggs)  e para a produção de vacinas (allergy-free vaccines). Diversas vacinas são produzidas pela utilização de ovos de galinhas e pessoas alérgicas ao ovo também não podem receber tais vacinas.

O processo pioneiro envolve o “desligamento” da parte alergênica da proteína do ovo e a posterior reintrodução de uma versão inofensiva da substância de volta no alimento. Das 40 proteínas presentes no ovo, quatro são as principais causadoras de reações alérgicas. Os pesquisadores as “desligaram” e criaram um ovo que pode gerar galinhas que produziriam ovos livres dessas proteínas. “Essas aves não seriam transgênicas, seriam apenas animais gerados a partir de ovos cujas proteínas foram modificadas”, afirmou o professor Tim Doram, um dos responsáveis pelo projeto.

A expectativa é que o estudo esteja completo em três anos e que ovos não-alergênicos para o consumo humano estejam disponíveis nos supermercados em 10 anos e ovos para a produção de vacinas não-alergênicas em 5 anos.

Fonte: Universidade de Deakin (http://www.deakin.edu.au/news/2012/13032012allergyfreeeggs.php)

Deixe um comentário