Eucaliptos transgênicos (Notícias)

Segundo notícia da IPS (Inter Press Service) escrito por Carey L. Biron (22 de agosto de 2014) o Brasil e Estados Unidos estão terminando o processo inédito para a aprovação do uso comercial de eucaliptos geneticamente modificados. O eucalipto é uma árvore de grande interessse comercial e sua madeira é utilizada principalmente na produção de polpa e produtos derivados do papel.

Os Estados Unidos já autorizaram o uso de duas árvores frutíferas transgênicas, mas o eucalipto será a primeira espécie florestal. A China já aprovou o álamo transgênico.

As autoridades dos Estados Unidos estudam dois tipos de eucalipto GM (geneticamente modificado) para resistir a geadas e antibióticos, o que permitiria ter plantações mais ao norte do país. A empresa ArbonGen, que pediu a aprovação, afirma que, com a introdução de suas mudas trasngênicas de eucaliptos, se ampliaria em quatro vezes as áreas do país que poderiam plantar eucaliptos.

Outra empresa já faz experimentos no Brasil com eucaliptos GM há alguns anos é a empresa FuturaGene, que foi comprada pela pela brasileira Suzano Papel e Celulose em 2010. Estas árvores modificadas, com a alteração de um gene, produzem 20% mais madeira em relação aos congêneres Eucalyptus. A pequena área de 2,2 hectares de eucaliptos, numa fazenda no município de Angatuba-SP é um dos quatro plantios experimentais dessa árvore GM realizados e o objetivo é avaliar a biossegurança dos transgênicos para verificar se eles causam impactos no ambiente ou em outros organismos.

Fontes:
Artigo original: http://www.ipsnews.net/2014/08/u-s-brazil-nearing-approval-of-genetically-engineered-trees/
http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/02/11/mais-celulose-por-centimetro-quadrado/
http://envolverde.com.br/ambiente/brasil-e-estados-unidos-autorizarao-os-primeiros-eucaliptos-transgenicos/

eucalipto

Mauro Vieira / Agencia RBS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s